Perguntas Frequentes

Está com dúvidas? Aqui você encontra algumas das perguntas mais frequentes sobre os softwares Digipix.

D-Book® Software Online

D-book®

1) O que é o D-Book®?

O D-Book® é um software usado para a diagramação offline de Fotolivros e Fotopresentes. Você pode usar os layouts e templates pré-definidos ou soltar sua criatividade e fazer o Fotolivro ou Fotopresente do seu jeito aproveitando as ferramentas, fundos e molduras oferecidos no software. Depois basta exportar o arquivo, entrar no site de sua preferência ( ver opções) e enviá-lo para produção.

2) O D-Book® é pago?

Não, o software é gratuito. Você só paga pelo Fotolivro e/ou Fotopresente e pelo frete quando fizer o pedido.

3) Como faço para adquirir o D-Book®?

Basta baixar o software aqui ou no site de sua preferência. O download é gratuito.

4) Consigo baixar o D-Book® em qualquer computador?

O D-Book® funciona no sistema operacional Windows (a partir do Windows 98SE) e também no Mac (a partir do MacOS 10.5). Baixe a versão adequada para você.

5) Quais os requisitos mínimos para a instalação do D-Book®?

Para a instalação em Windows, a configuração mínima recomendada é:

  • Sistema operacional Windows 98SE ou superior (recomendado: Windows XP)
  • Pentium III ou equivalente (recomendado: Pentium IV ou equivalente)
  • 512 MB de memória RAM (recomendado: 1 GB)
  • Monitor com resolução de 1024 x 768

Para a instalação em Mac, a configuração mínima recomendada é:

  • Intel Mac com MacOS 10.5 ou posterior
  • 1GB de memória ou superior
  • 500MB livre no disco rígido
  • Resolução de 1024x700 ou superior
  • Acrobat Reader
6) Qual a diferença entre D-Book® Básico e D-Book® Completo?

O D-Book® Básico possui todas as funcionalidades necessárias para diagramar um Fotolivro porém sem molduras, fundos e enfeites. Ele é mais leve. Já o D-Book® Completo contém diversas molduras, fundos e templates de diferentes motivos, para você decorar seu Fotolivro.

7) Preciso estar conectado à Internet para usar o D-Book®?

Não, o D-Book® funciona offline, portanto, você não precisa estar conectado à Internet para utilizá-lo e diagramar seu Fotolivro. Você precisará de acesso à Internet apenas para realizar o pedido ou baixar coleções no menu Atualizador.

8) Preciso de conhecimentos técnicos para usar o D-Book®?

Não, o D-Book® é um software de fácil utilização, adequado inclusive para usuários com conhecimentos básicos de computador.

9) Como começar a diagramação do Fotolivro no D-Book®?

Para iniciar a diagramação de um Fotolivro siga os passos abaixo:

  • Abra o D-Book®, escolha a opção Fotolivros;
  • Selecione Vários modelos ou Classic;
  • Escolha o formato: Paisagem, Quadrado ou Retrato;
  • Escolha o tamanho: Grande, Médio e Pequeno;
  • Escolha um dos temas pré-definidos;
  • Acrescente as fotos automaticamente no layout, selecione a pasta onde estão suas fotos;
  • Clique em Criar Layout;
  • O D-Book® já diagramou as páginas para você. Altere como desejar.
10) Como adiciono imagens ao projeto?

Escolha a pasta desejada clicando no botão Pastas. As fotos da pasta ficarão disponíveis na galeria para serem adicionadas às páginas. Estas fotos precisam estar em JPG,TIFF ou PNG. Basta arrastar a foto para a página e posicioná-la onde desejar.

11) Qual a quantidade máxima de fotos por página?

Você pode incluir até 24 fotos por páginas.

12) Como posso mover minhas fotos na página?

É só você selecionar a foto escolhida e arrastá-la para o local desejado.

13) É possível rotacionar e alterar o tamanho das imagens?

Sim. Para rotacionar, selecione a imagem e utilize a seta que aparece na parte superior central da imagem. Para alterar o tamanho da imagem, utilize as setas verdes que aparecem nos cantos da imagem. E para alterar o tamanho da caixa utilize as setas vermelhas também posicionadas nos cantos da imagem.

14) Consigo editar as imagens dentro do software?

Por se tratar de um software de diagramação, não são oferecidas muitas ferramentas de edição de imagens. Você pode transformar sua foto em Preto e Branco, Sépia, Azulada, alterar a saturação e o tom. Além disso, você também pode editar suas fotos em um software de sua preferência antes de inserí-las no D-Book®.

15) Como eu altero os fundos, enfeites e molduras?

Para alterar e/ou adicionar fundos, enfeites e molduras, vá até o menu localizado no lado esquerdo da tela, clique na opção desejada (Fundos, Enfeites ou Molduras), escolha a imagem de sua preferência, clique e arraste para o seu projeto.

16) É possível baixar mais fundos e molduras?

Sim, para baixar novas coleções é necessário estar conectado à Internet. Utilize o Atualizador, localizado no menu superior do lado direito, escolha a coleção que você deseja e clique em Instale já. Dependendo da conexão o download pode demorar. Caso a conexão seja interrompida e o download pare no meio, a coleção não será baixada.

17) Posso colocar uma foto minha como fundo?

Sim, basta clicar em cima dela com o botão direito e escolher a opção Definir foto como fundo.

18) Como faço para excluir imagens?

Selecione a foto e pressione a tecla Delete do teclado.

19) Como eu acrescento novas páginas?

Para inserir novas páginas, clique no botão Nova, posicionado na parte superior central do software.

20) O D-Book® possui régua e linhas guias?

Sim, caso você não visualize as réguas ao abrir o D-Book®, clique no menu Editar - Exibir réguas, a partir daí é só puxar as linhas guias para a página.

21) Como eu acrescento texto na diagramação?

Clique no botão Acrescentar texto localizado na parte superior direita, clique na página e arraste para criar a sua caixa de texto. Uma caixa de edição de texto se abrirá. Digite seu texto e, caso queira alterar fonte, tamanho e cor é só clicar no menu Definir Fontes.

22) Como faço página dupla?

Para diagramar uma página dupla, insira duas páginas, uma par e uma ímpar, insira sua foto na página par, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Páginas Duplas ou utilize a ferramenta Páginas Duplas que encontra-se no menu à direita do D-Book® (seção Posição). Lembre-se que você deverá repetir este procedimento nas fotos e/ou enfeites que deseja deixar em página dupla.

23) Diagramei meu Fotolivro, mas quero mudar o tamanho e orientação previamente selecionados. É possível?

Você consegue realizar alteração de tamanho, basta ir no menu Páginas - Tamanho e escolher o tamanho desejado. Você não conseguirá alterar a orientação, para isso será necessário iniciar um novo projeto.

24) Eu posso alterar a cor da contra-capa e lombada?

Sim, para isso, com a capa selecionada, clique no menu Fundo, localizado ao lado do menu Acrescentar texto do lado direito superior da tela e escolha a cor desejada. Esta cor preencherá o fundo da contra-capa e lombada.

25) Posso escrever um texto na lombada do Fotolivro?

Você poderá escrever em alguns modelos de Fotolivros. Para isso, clique duas vezes na lombada do Fotolivro e digite seu texto. Caso queira alterar fonte e cor, basta clicar no menu Definir Fontes.

26) Eu posso colocar uma foto na parte de trás da minha capa (contra-capa)?

Não, só é possível diagramar a parte da frente da capa. Você pode usar as cores disponíveis no D-Book® para colocar fundos coloridos na parte de trás da capa.

27) O D-Book® me avisa se a resolução da foto está adequada para impressão no tamanho desejado?

Durante a diagramação no D-Book® você tem um indicador que lhe mostra se a foto tem qualidade para ser impressa ou não. Este indicador é um ponto de exclamação com bordas amarelas que aparece quando você aumenta o tamanho da foto na página. Este aviso sumirá quando você diminuir a foto até que ela esteja com a resolução / tamanho ideal para impressão.

28) O que significam as linhas pontilhadas ao redor das páginas?

As linhas pontilhadas representam a área segura. A parte da imagem que estiver entre estas linhas e o final da página pode ser cortada durante a produção do Fotolivro. Para que isso não aconteça, posicione a imagem antes das linhas. Se você quiser sangrar uma foto na página, empurre-a para fora destas linhas até o sinal de margem desaparecer.

29) Minhas imagens correm risco de serem cortadas?

Quando o aviso de margem aparecer, você deve arrastar sua imagem mais para fora ou para dentro da página, até o aviso desaparecer, caso contrário sua página pode ficar com filetes brancos ou sua imagem poderá ser cortada. Para evitar problemas, verifique atentamente a prévia do seu projeto.

30) Em que momento devo salvar meu projeto?

Você deve salvar seu projeto de tempos em tempos, para que não perca tudo caso haja algum imprevisto. Se optar por terminar o projeto em outro momento, você pode salvar seu projeto e fechar o D-Book®. Ele será armazenado com a extensão .MBK e para abrí-lo basta iniciar o D-Book®, escolher a opção Abrir e selecionar o arquivo.

31) Consigo visualizar meu projeto antes de concluí-lo?

Sim, basta clicar na opção Prévia, ao lado do botão Conclusão. Para gerar a prévia em PDF existem duas opções: clique no menu ArquivoExportar prévia rápida em PDF ou clique no menu ConclusãoExportar, desse modo irá gerar dois arquivos o Master e o PDF para visualização.

32) Terminei de diagramar meu projeto. O que faço agora?

Você está pronto para concluir o seu arquivo, agora é o momento em que seu arquivo será preparado para impressão. Nesta etapa todas as fotos serão anexadas ao documento, formando um arquivo de qualidade para impressão. Vá no menu Conclusão, localizado ao lado da Prévia, preencha seus dados e clique no botão Exportar. Para evitar erros na exportação, você não deve usar o computador para outras tarefas nem ter outros programas abertos durante este processo. Feche todos os outros programas e aguarde, pois esta etapa pode demorar algum tempo. Este processo criará dois arquivos MASTER (.MBF) e PRÉVIA, estes serão salvos na mesma pasta onde você salvou seu projeto inicial. Você deve acessar seu site favorito (ver opções) para enviar o arquivo MASTER e fazer seu pedido de Fotolivro ou Fotopresente.

33) Como faço para imprimir um item diagramado no D-Book®?

Você deve acessar o site de sua preferência (ver opções) para enviar o arquivo MASTER e fazer seu pedido. Para imprimir seu Fotolivro, vá até a seção Fotolivro, clique em Envie o seu arquivo do D-Book® e siga os passos indicados. Para confeccionar seu Fotopresente, vá até a seção Fotopresentes, clique em Envie o seu arquivo do D-Book® e siga os passos indicados.

34) O D-Book® trabalha com as imagens originais? Posso movê-las para outra pasta, excluí-las ou renomeá-las?

O D-Book® utiliza as referências das fotos para diagramar as páginas (ao invés das imagens originais). Isso agiliza muito o funcionamento do software e minimiza seu tempo de diagramação. Por esta razão, não apague as imagens originais da pasta até que o processo de exportação de seu Fotolivro ou Fotopresente seja concluído. Tampouco recomendamos renomeá-las ou mudá-las de lugar, porém, se isso for absolutamente necessário, o D-Book® solicitará que você informe quais são e onde estão as imagens que você alterou.

35) Qual a diferença entre MBK e MBF?

Os dois são arquivos gerados pelo D-Book®:

  • O arquivo MBK é leve e editável, você só poderá corrigir ou alterar algo neste arquivo.
  • O arquivo MBF é o arquivo enviado pelo site para produção do Fotolivro ou Fotopresente e não é possível alterá-lo.

Software Online

1) Como criar meus Fotolivros e Fotopresentes online?

Criar seus Fotolivros e Fotopresentes online é fácil, basta seguir os seguintes passos:

  • Acesse o site de sua preferência (ver opções)
  • Faça seu cadastro ou login
  • Selecione a opção desejada - Fotolivro ou fotopresente
  • Selecione o modelo desejado
  • Selecione um Tema
  • Faça upload das fotos para o site
  • Personalize o seu projeto. Você poderá adicionar enfeites, alterar fundos, editar textos e adicionar bordas
  • Verifique atentamente a prévia do seu projeto. Veja se as fotos estão posicionadas corretamente e se nenhuma imagem está sendo cortada de maneira indesejada. Aproveite também para verificar se os textos estão corretos, sem erros de digitação.
  • Adicione o projeto ao carrinho de compras, efetue o pagamento e finalize o pedido.
2) Como eu seleciono as fotos para o meu projeto?

Após a seleção do Tema você irá para a etapa de personalização do projeto, onde visualizará o botão Adicionar fotos no lado direito. Você poderá então adicionar imagens de álbuns já existentes ou de um novo álbum a ser criado na hora. Basta clicar em Adicionar fotos e seguir os passos indicados na tela. Se você já tiver sincronizado suas imagens do Facebook com o site, os álbuns do Facebook também aparecerão nesta mesma área.
Se estiver fazendo um Fotolivro, você terá a opção de adicionar todas as fotos de um álbum ao seu projeto ou selecionar somente algumas fotos, respeitando a quantidade mínima que o software online irá te indicar. A primeira foto será aplicada na capa, mas se você desejar alterá-la, basta arrastar a nova imagem para o espaço reservado para a foto da capa, localizado no lado esquerdo.

3) Como eu escolho um Tema?

A escolha do Tema é feita no início do projeto. No software online os temas são apresentados em Pastas e, ao clicar na pasta de seu interesse, serão apresentadas todas as opções disponíveis para aquele tema. Basta escolher e clicar em Próxima etapa.

4) Uma vez selecionado o tema, posso alterá-lo se eu não gostar do resultado?

Sim, basta clicar em Etapa anterior e você poderá escolher um outro tema. As suas fotos serão então distribuídas neste novo tema e você poderá trabalhar na customização do seu projeto.

5) Qual a diferença entre Modo Econômico e Modo Design? Qual devo escolher?

Estas opções estão relacionadas à distribuição das fotos no Fotolivro. Ao escolher o Modo Econômico, as fotos selecionadas para o projeto serão automaticamente distribuídas em um número mínimo de páginas. Isto significa que, se você selecionou muitas fotos, elas serão distribuídas em layouts que usem 3 ou 4 fotos por página, em sua maioria. Ao selecionar o Modo Design, as suas fotos serão distribuídas em layouts que contenham um número menor de fotos - normalmente 1 ou 2 fotos por página, valorizando mais as imagens escolhidas. Isso poderá levar ao acréscimo de páginas no seu Fotolivro.

6) Como faço para adicionar ou remover páginas no meu Fotolivro?

Durante a edição, logo abaixo do seu Fotolivro você verá os sinais (+) e (-) que poderá utilizar para adicionar ou remover páginas. O botão (-) só será habilitado quando o Fotolivro tiver um número de páginas superior ao número mínimo de páginas exigido para o modelo em questão.

7) Quais os tipos de customização permitidos?

Ao clicar no botão Personalizar, você poderá girar, aumentar ou diminuir a foto, inserir enfeites e textos (com diversas possibilidades de edição), alterar bordas ou aplicar outros fundos, diferentes dos fundos apresentados no Tema.
Na aba Fundos você consegue modificar o fundo e também alterar o brilho do mesmo.
Na aba Enfeites você terá diversas opções de imagens para inserir no seu projeto. Você poderá modificar o tamanho destes enfeites, rotacionar e movê-los pela página, trazer para frente ou enviar para trás, além da possibilidade de apagá-los a qualquer momento.
Na aba Bordas você poderá selecionar bordas para adicionar às suas fotos ou caixas de texto.
Se desejar utilizar apenas o modo automático, você terá menos opções de customização, mas ainda poderá trocar o estilo das páginas.

8) Selecionei o tema mas não consigo localizar o botão Personalizar. Como faço para editar meu projeto neste caso?

Alguns temas não podem ser editados livremente e por este motivo não é possível habilitar o botão Personalizar. Nestes casos, as opções de edição são: alterar a ordem das fotos, alternar entre os estilos disponíveis (aba Estilos) e escrever nas caixas de texto já existentes, sendo possível alterar a cor da letra e da caixa de texto.

9) Quais os ajustes que eu consigo fazer nas minhas fotos?

Se você estiver utilizando o modo automático, ao clicar na foto e selecionar Editar Foto, você poderá deslocar a mesma, ampliar ou diminuir a área exibida (ferramenta zoom) e rotacionar a imagem em 90º para a esquerda ou para a direita.
Se você selecionar o botão Personalizar poderá utilizar as ferramentas avançadas deste modo, que possibilitam mover a foto pela página, alterar o tamanho, rotacionar livremente, alterar a sobreposição das imagens, cortar a foto, definí-la como fundo ou apagá-la.

10) Como faço para incluir textos?

Basta clicar em uma das caixas de texto escrito: Insira seu texto aqui e digitar seu texto ou então ativar o botão Personalizar, ir até a aba Texto e arrastar uma caixa de texto para o local desejado. Clique na caixa de texto criada, digite o texto e dê Aceitar.
No caso de textos longos, ainda que eles não apareçam integralmente na visualização da caixa de texto, pode ser que a parte oculta seja parcialmente impressa nos limites da página. Portanto é recomendado verificar se o texto está integralmente visível dentro da margem de segurança.

11) Quais os tipos de formatação de texto permitidos?

Você pode alterar a fonte (tipo de letra), o tamanho, o estilo (negrito, itálico e sublinhado), o alinhamento (direita, esquerda ou centro), a cor de fundo da caixa de texto e o grau de transparência na área em que a caixa de texto foi inserida.
Lembrando que você pode ainda alterar a largura, rotacionar e mover a caixa de texto, quando estiver utilizando as ferramentas avançadas do modo Personalizar.

12) No Tema que eu escolhi tem um enfeite que gostei muito e gostaria de aplicá-lo em uma outra página. Como faço para localizá-lo?

Vá até a aba Enfeites e clique na pasta Enfeites utilizados. Lá você irá localizar todos os enfeites aplicados no seu projeto, mesmo que você os tenha apagado.

13) É possível fazer página dupla?

Sim, basta clicar no ícone que aparece centralizado entre as páginas no topo do Fotolivro e elas serão unidas. Caso as páginas tenham templates diferentes você terá que optar por um deles.
Com este recurso ativo, você poderá aplicar as fotos e os enfeites de maneira que eles fiquem divididos entre as duas páginas. É importante lembrar que, dependendo do modelo, parte da imagem poderá ficar oculta devido ao ângulo de abertura do Fotolivro, por isso evite colocar imagem de pessoas nesta região, já que a visualização poderá ser comprometida.

14) Como garantir que minhas imagens e textos não sairão cortados?

Atente-se sempre à prévia do projeto. Nunca finalize um projeto sem antes verificar minuciosamente a prévia do mesmo, assim você evitará cortes indesejados.